quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Você sabe de onde vieram as rendas?


Madonna, que causou a febre das rendas nos anos 80 ©Agência Reprodução

Não é de hoje que as rendas são tendência. Mesmo porque, na volatilidade atual da moda, tudo vem e vai tantas vezes, que é subjetivo cravar o que é continuação, ou recomeço. Mas existem momentos – principalmente em semanas de moda – em que pensamos: “Nossa, tem tanto disso agora!”. E realmente, agora é a hora, de novo, das rendas. Que estão nas passarelas, nas ruas, nas fast fashion, como repetições ou reinterpretações. Mas de onde vieram e o que são esses materiais?
 
Rendas nas peças de Inverno de Alexandre Herchcovitch ©Agência Fotosite

Para quem não sabe, rendas não são um tipo específico de fio, são um modo de trabalhar determinados fios, que podem ser vários.  A gente chama só de renda, mas na verdade quem é especialista pode dizer “renda de seda”, ou “renda de algodão”, ou “renda sintética” e por aí vai. Dependendo do fio que é usado. Uma renda de seda é mais macia, uma renda de algodão é mais rígida. Fabricantes específicos de roupa para bebês vão usar renda de seda, porque não machuca. Mas essa fibra é mais cara. Se você comprou um casaco de renda em alguma loja fast fashion, que não custou muito, pode olhar na etiqueta: vai ser de algum fio sintético, tipo viscose ou poliéster (não que não seja lindo! O viscose pode substituir o algodão…).
 
No desfile da Ellus, as rendas também foram usadas em cima de tecidos mais pesados, diferenciando a tendência ©Agência Fotosite

O que caracteriza a renda é essa trama alargada, fios entrelaçados com bastante espaço entre eles, criando determinados desenhos, feitos à mão ou à máquina. Os tipos mais conhecidos são as rendas “de bilro” ou renda “de agulha”. A de bilro é feita em cima de uma almofada dura. Poderia lembrar o bordado, mas o bordado é feito em cima de algum tecido, e a renda de bilro é feita “no ar”, ou seja, pontos no “vazio”, para deixar os espaços. A de agulha é um tipo de manipulação onde o fio fica amarrado entre uma agulha e um suporte, também manipulada à mão.
Estreante no SPFW, R. Rosner usou renda em vários modos, inclusive criando uma espécie de tingimento tie dye © Fotosite
No Brasil, temos a tradição das “mulheres rendeiras”, no Nordeste. E como tudo no Brasil é aquele mix do que tinha com o que chegou na colonização, a renda aqui foi criada deste jeito: portugueses trouxeram a técnica, lá por 1700, e as brasileiras começaram a se especializar. Esse artesanato era muitas vezes exportado de volta pra Europa. Nesta época os europeus já faziam uso do material: italianos, franceses, ingleses, espanhóis. Em cada lugar, um tipo de desenho diferente, ou técnica. Hoje as rendas vêm em vários tratamentos e informações diferentes, e só na SPFW temos várias opções criativas. Rendas everywhere!
 
Rendas que invadem toda a peça ou em detalhes, com efeito dourado, nos looks da Huis Clos ©Agência Fotosite

Fonte:  , http://ffw.com.br/noticias/moda

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Top 10 tendências da SPFW

Selecionamos as top 10 tendências da SPFW

A São Paulo Fashion Week não acontece só para badalação e gente famosa, não! O objetivo principal de uma semana de moda é trazer propostas, tendências e mostrar o que vamos encontrar nas lojas quando o inverno chegar. Eu sei! Ainda está calor e trenchcoat não parece uma boa ideia agora, mas confie na gente! Quando começar o frio, você vai querer um, porque é quentinho, é bonito e vai estar em tooooooooooooooooodas as lojas.
Por isso, acompanhamos todos os passos de cada peça e de cada estilista pra mostrar pra você, as 10 tendências do inverno 2011! E para você já ir preparando o seu guarda-roupa de inverno!!!!

- Meio oxford meio anabela: o sapato apareceu em vááááários desfiles na SPFW. Esse tipo de salto é mais fácil de usar do que o salto fino, mais elegante do que a pltaforma e você vai fica beeeeem alta.
 
Juliana Jabour, Triton, Colcci
- Tecido wet: essa é uma tendência que, pelo visto, continua. E, se você ainda não tem nenhuma wet legging no armário, vai querer uma agora. Aliás, uma legging, um vestido… O tecido ganha novas formas e aparece em várias peças dessa SPFW.
 
Iódice, Colcci, Lino Vilaventura
- O floral e outra estampa que a gente AMA DEMAIS e que continua. Guarde as suas peças do verão e tente mesclar com outras mais quentinhas como meia-calça, cachecol, ou casacão. Por que você vai poder aproveitar a estampa. Ainda bem né? Porque é lindo demais!!!!
 
Triton, Do Estilista, Juliana Jabour
- Renda: já que o assunto é “coisas que continuam”, que tal a renda? Outro tecido que está entre os nosso favoritos, a renda é delicada, é sexy, é versátil… Vai de dia, de noite, com sobreposição… Outra peça incrível, que vale manter no armário ou investir em uma novinha.
 
Do Estilista, Colcci, Triton
- Xadrez é um clássico, né? Pois continua e ainda ganha versões em casacos, calças, vestido, cachecol… Vale em qualquer peça e ainda dá um up a qualquer look básico.
 
Colcci e Juliana Jabour
- Coturnos: as coturnos vão muito bem em cidades que fazem mais frio e que também chovem. Fora que elas dão um ar mais rock ao look, né? Invista! É uma peça relativamente cara, mas se você comprar vai acabar usando em váááááários invernos. Trata-se de uma bota clássiva, mas que tem um ar de moderna e atual. Vale à pena investir!
- Lady Like: essa coisa menininha fina, o lady like veio forte na coleção da Colcci e vem ganhando força há um tempnho já. No inverno 2011, você que gosta de ser fofa e fina, vai aderir ao estilo. É fácil de usar e de combinar. Você vai se sentir muito elegante em qualquer situação.
 
Colcci, Colcci e Triton
Franja tem aquela coisa country, que a gente ama demais também, né? Fora que é um jeito de incrementar qualquer look. Vale acessório, vestido, sapato, blusa… Não importa!!! Invista nas franjas!
 
Iódice, Alexandre Herchcovitch, Juliana Jabour
- Peças fofinhas: essa textura fofinha, pode ser com pelinhos, pele ou pena vem com tudo no inverno! O look fica diferente, fofo e ainda rola todo um glamour. Fica legal principalmente nas produções básicas.
Animale, Triton, Juliana Jabour e Triton
- Mix de preto com cores vibrantes: essa mistura de cores apareceram em vários desfiles. O look pode ser todo preto com alguns pontos em outras cores, ou ao contrário, o look em cor bem forte e detalhes em preto. O preto é básico e cai bem pra todo mundo, mas que tal colocar uma corzinha só pra dar uma alegrada nesse inverno?
 
Cavalera, Alexandre Herchcovitch, Triton e Colcci

A São Paulo Fashion Week começou no dia 28 de janeiro e terminou onte, dia 3 de fevereiro! Mas a gente continua trazendo algumas novidades por aqui. Acompanhe!
Foto: Fotosite

Fonte: Andressa Fernande, http://capricho.abril.com.br/blogs/radarfashion